Lançado no mês de janeiro, o aplicativo Fala Salvador
Cidadão já tem mais de 20 mil downloads. Segundo o site da prefeitura, “nesse
período, a ferramenta possibilitou 12.747 agendamentos e 851 registros,
incluindo sugestões, reclamações, elogios e pedidos de serviços, sendo as mais
frequentes sobre iluminação pública (354), poda de árvores (61), coleta de lixo
(35), tapa-buracos (31) e limpeza de bueiro (31).”
Ainda segundo o site da prefeitura, “Além desses cinco
serviços, o usuário do Fala Salvador Cidadão pode solicitar também a retirada
de cadáveres de animais de grande porte da via pública. A disponibilização de
serviços foi planejada de acordo com as solicitações mais recorrentes nas
Prefeituras-Bairro da cidade. É possível que, futuramente, outros serviços
sejam acrescentados para suprir novas demandas.”
“É um aplicativo que tem duas vertentes: os agendamentos
para atendimento nas Prefeituras-Bairro e a parte de solicitação de serviços.
Com relação à solicitação de agendamentos, a ferramenta é um sucesso e tem dado
um retorno interessante. Consequentemente, essa utilização está começando a
refletir na solicitação dos serviços”, conta a coordenadora de Atendimento e
gestora do app, Flávia Ribeiro.
Ela ressalta que a maioria das pessoas ainda tem a
necessidade de ligar ou fazer o contato presencial, mas que a adesão ao uso de
ferramentas tecnológicas para resolver demandas do dia a dia está começando a
crescer. “A gente vê essa adesão ao aplicativo como positiva, pois desafoga os
demais canais, principalmente, nesse momento em que é necessário manter o
distanciamento social. A tendência é que a utilização cresça e que o cidadão
perceba a praticidade e eficácia que ela proporciona”.
Sobre o aplicativo do
Fala Salvador Cidadão
O agendamento por hora marcada dos atendimentos nas
Prefeituras-Bairro, que vão facilitar a assistência ao servidor e dar agilidade
e eficiência aos serviços. E a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) terá,
com isso, mais um canal de interatividade com o munícipe, por meio de
solicitações online de três serviços: limpeza de bueiro, tapa buraco e poda de
árvore.
O Fala Salvador Cidadão permite, além das marcações de
atendimentos nas Prefeituras-Bairro, a possibilidade de o cidadão encaminhar
sugestões, elogios, reclamações e denúncias. Uma das vantagens de obter este
aplicativo - que podem ser baixados gratuitamente nas lojas do sistema Android
e iOS (Iphone) - é que as solicitações poderão ser feitas através de fotos e do
georreferenciamento da demanda agregando mais informações para um atendimento
mais ágil. A resolução das solicitações são monitoradas e cobradas pela
Ouvidoria-Geral do Município (OGM).
Funcionamento –
Utilizar o app Fala Salvador Cidadão é fácil e ele está disponível para o
sistema Android e iOS (iPhone). Após o download, o usuário precisa apenas fazer
o login, caso já tenha se cadastrado no site ou demais canais de atendimento.
Quem ainda não tem cadastro, pode fazer o procedimento no próprio aplicativo.
Depois disso, o acesso é liberado.
Dados gerais –
Do início de janeiro ao dia 23 de fevereiro, os canais de atendimento do Fala
Salvador (incluindo o presencial, por telefone, portal e aplicativo) fizeram 171.406
registros, incluindo 110.362 solicitações de serviços, 52.211 pedidos de
informação, 1.539 denúncias, 348 sugestões e 110 elogios.
Os três serviços mais solicitados foram relacionados à área
da saúde: marcação de consultas e exames, confecção de Cartão do SUS e
dispensação de medicamentos (12.073). Os outros serviços mais procurados foram
a inclusão no Cadastro Único do Governo Federal para a obtenção de benefícios
(10.871), a fiscalização de poluição sonora (7.736), solicitação de reparo da
iluminação pública (6.423) e a pesquisa de emprego por meio do Serviço
Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra – Simm (6.031).
Para denúncias, pedidos, sugestões e elogios o cidadão pode
acessar o Fala Salvador por um dos canais disponíveis. Além do aplicativo, é
possível ter acesso por meio do telefone 156, site www.falasalvador.ba.gov.br,
presencialmente nas Prefeituras-Bairro (neste período de pandemia, é necessário
fazer agendamento prévio) ou pelo e-mail ouvidoria@ salvador. ba. gov.
br.
WhatsApp –
Os soteropolitanos também já têm disponível outra ferramenta para agendar
atendimento nas Prefeituras-Bairro: o portal Fala Salvador falasalvador.ba.gov.br ,
no qual também é possível solicitar diversas atividades municipais e acompanhar
o andamento das demandas efetuadas. Outra opção é o canal de inteligência
artificial no WhatsApp, que funcionará de segunda a segunda,
pelo número (71) 98392-3927. Ao
primeiro contato, será necessário efetuar um cadastro com a atendente virtual
Jana, que apresentará os locais, datas, horários disponíveis para agendar o
serviço.
Fonte: Prefeitura de Salvador

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