Médicos das UPAs Municipais de Salvador Estão Atendendo Apenas Urgências e Emergências



Desde ontem (11/11) que as UPAS de alguns bairros só estão atendendo casos de urgências e emergências. A restrição de atendimento nas unidades foi decidida na assembleia da Sindimed-BA realizada no dia 05 /11.

Segundo o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia, Sindimed-BA, a categoria luta por melhores condições de trabalho e pelo fim dos atrasos salariais, que têm sido recorrentes.

Antes de deflagrar a restrição de atendimento, o Sindicato esteve em reuniões na Secretaria Municipal de Saúde reportando os problemas. “O secretário Léo Prates chegou a realizar uma reunião do Sindimed-BA em conjunto com as organizações responsáveis pela gestão das UPAs e foi assumido o compromisso de regularização dos salários, mas não foi cumprido”, explica a presidente Dra. Ana Rita de Luna Freire Peixoto.

Na última terça-feira, 5 de novembro, os médicos decidiram em Assembleia iniciar a restrição de atendimento que começou ontem (11/11) e que teve como principal motivo a regularização dos salários que de acordo com a Presidente do Sindimed-BA, Ana Rita de Luna, “muitos médicos que trabalham nas UPAs do município ainda não receberam as remunerações correspondentes a agosto e setembro”. Segundo a Sindmed-BA “a decisão foi formalmente comunicada à Prefeitura e às OSs, organizações responsáveis pela gestão das UPAs.”

A diretora de Comunicação e Imprensa Sindimed-BA, Dra. Clarice Saba, ressalta que a mobilização dos médicos vai além da questão salarial. “As pessoas têm enfrentado muitas dificuldades nas UPAs, que vão desde a falta de agulhas e medicamentos, passando por equipamentos quebrados ou inexistentes, a macas e cadeiras enferrujadas, entre outros problemas”, relata Dra. Clarice Saba.

Confira as unidades que estão com restrição de atendimento no município de Salvador. 
• 16º Centro

• Itapuã
• Pernambués
• Pirajá
• San Martin
• São Cristóvão
• São Marcos
• Tancredo Neves

Sobre o Sindicato

O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia, Sindimed-BA foi fundada em 12 de dezembro de 1934 (era Vargas), mas só foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho em janeiro de 1937. [...] Em 1943, a diretoria decidiu que a comemoração do dia do médico seria na data dedicada a São Lucas – 18 de outubro -, com celebração de missa e palestra.

O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA) tem como objetivo fundamental defender os interesses da classe médica na sua a luta por salários e condições de trabalho dignas. O Sindimed é a representação maior da classe médica no Estado da Bahia, filiado à Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).


Fonte: Sindimed-ba

Comentários