O plano de reorganização prevê ganhos de eficiência e
otimização em 870 pontos de atendimento do País, com a desativação de 361
unidades (112 agências, 07 escritórios e 242 postos de atendimento), a
conversão de 243 agências em postos de atendimento e 08 postos de atendimento
em agências, transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem guichês
de caixa, relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios e criação de
28 unidades de negócios (14 agências especializadas agro e 14 escritórios leve
digital).
“A reorganização da rede de atendimento objetiva a sua
adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das
medidas de otimização de estrutura descritas acima, outros movimentos de
revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede,
privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de
soluções digitais”, fala o comunicado do BB. A economia líquida anual estimada
por estes movimentos é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.
Além disso, o banco aprovou um Programa de Adequação de
Quadros (PAQ) para otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando
as situações de vagas e excessos em suas unidades, e um Programa de
Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que
atenderem aos pré-requisitos. “A estimativa do BB é que cerca de 5 mil
funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento”, diz o banco,
complementando que o número final de adesões, assim como o respectivo impacto
financeiro, serão informados após o encerramento dos períodos de adesão, que
ocorrerá até 5 de fevereiro.
Fonte: Isto é Dinheiro

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