Receita Federal lança canal no Telegram

A Receita Federal inaugurou na última segunda-feira (03/08), um novo canal de atendimento online de serviços relacionados ao CPF pelo Telegram.

O órgão utilizará um chatbot que realiza o atendimento virtual e simula uma conversação por meio de chat para prestar informações aos usuários.

A iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão, resolvendo uma série de demandas, incluindo atualização ou alteração de dados cadastrais do CPF, por exemplo.

Além disso, a ferramenta vai ajudar a evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial da Receita, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.

Sobre os serviços no Canal

Através do aplicativo Telegram basta ir no campo de buscas da plataforma e digitar o nome do canal “ReceitaFederalOficial”.

Para solicitar o serviço, o cidadão deve enviar todas as informações e documentos mínimos para que a Receita Federal faça a análise da solicitação e conclua o atendimento.

Estão disponíveis no novo canal serviços como:

-Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;

-Segunda via de CPF;

-Informação do número do CPF;

-Consulta à situação cadastral; e -Consulta ausência de DIRPF (exercício omisso).


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