Por conta do aumento do coronavírus no bairro de Pernambués a Prefeitura de Salvador resolveu adotar no dia 30 de maio medidas restritivas no bairro. As medidas têm como objetivo reduzir a taxa de propagação do coronavírus em regiões que são consideradas críticas e incluem o fechamento do comércio, com exceção para estabelecimentos que realizam atividades essenciais.
Além disso, estão realizando testes rápidos, aferição de temperaturas, cadastramento também de ambulantes, higienização de ruas, ações de combate ao Aedes Aegypti e entregas de cestas básicas para os ambulantes e feirantes que ficaram proibidos de trabalhar.
O objetivo do teste é tirar as pessoas infectadas das ruas. Na segunda-feira (1º), foram realizados 150 testes rápidos e 26 deram positivo.
Os testes estão sendo realizados na Praça Arthur Lago a partir das 8h. os resultados dos exames são informados diretamente aos pacientes, em até 24h. Caso negativo, a pessoa receberá um SMS. Se positivo, a equipe ligará solicitando que a pessoa se isole imediatamente e dará as orientações de como proceder.
O fechamento do comercio foi outra ação da Prefeitura no bairro, permitindo apenas o funcionamento de estabelecimentos comerciais que prestem serviços essenciais, como farmácias, mercados, agências bancárias, lotéricas e clínicas. Os Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), durante este período interditarão os seguintes estabelecimentos: uma barbearia, uma pizzaria, um bar e uma loja de variedades. Lembrando que os estabelecimentos que não são essenciais devem ficar fechados por cerca de 7 dias.
Confira abaixo a Linha do tempo da COVID-19 em Pernambués
Fizemos um cronograma de casos confirmados no período de 22 de março quando aconteceu o primeiro caso no bairro até o dia 27 de maio. Os dados foram divulgados no Twitter do Secretário Municipal da Saúde Léo Prates.
No período de 23 a 27 de março surgiu o primeiro caso do COVID-19 no bairro. Foi registrado 1 caso.
No período de 31 de março a 03 de abril o bairro teve 2 casos.
Nos dias 06 e 07 de abril o bairro teve 3 casos.
No período de 09 a 14 de abril o bairro teve 5 casos.
No período de 16 a 20 de abril o bairro teve 6 casos.
Nos dias 22 e 23 de abril o bairro teve 9 casos.
No dia 24 de abril Pernambués com 11 caso.
No dia 12 de maio Pernambués com 28 caso.
No dia 14 de maio Pernambués com 29 caso.
No dia 27 de maio Pernambués com 98 caso.
Fonte: Dados tirados da rede social do secretário municipal de saúde Leo Prates.

Comentários
Postar um comentário