Telefones Úteis e de Emergência


Nunca sabemos quando vamos precisar de algum serviço público de urgência e emergência. Pensando nisso, resolvemos selecionar os números de telefones que não pode ficar de fora da sua agenda eletrônica.

Confira agora uma lista com números de contato que podem te ajudar em algum caso de urgência, emergência e de informações diversas.

SAMU

Telefone: 192
Sobre o serviço
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 é gerido pelas Secretarias Municipais de Saúde e tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Como funciona o SAMU 192?
O atendimento começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

As ambulâncias são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é possibilitar a cada vítima um atendimento no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.

Quando chamar o SAMU 192?
Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
Em casos de Intoxicação exógena;
Em caso de queimaduras graves;
Na ocorrência de maus tratos;
Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
Em casos de tentativas de suicídio;
Em crises hipertensivas;
Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
Em casos de afogamentos;
Em casos de choque elétrico;
Em acidentes com produtos perigosos.

Medidas em caso de acidente:
Algumas medidas úteis que contribuem para o atendimento:
Verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa às ferragens;
Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
Sinalize as vias com galhos de árvore e triângulo de sinalização;
Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
Não dê água aos acidentados.

CORPO DE BOMBEIROS

Telefone: 193
Sobre o serviço
Combate a Incêndio
 Foi a primeira área de atuação desenvolvida pelos corpos de bombeiros, e é tratada como uma das de maior risco, pois carece de vestimentas específicas (EPI - Equipamento de Proteção Individual), suprimento de ar respirável (EPR - Equipamento de Proteção Respiratória), técnicas de combate, táticas de extinção de chamas, viaturas, suprimento de água e trabalho em equipe.

Atualmente, está se divide em:
- Combate a Incêndio Urbano (ou Estrutural): residências, comércios e edificações;
- Combate a Incêndio Florestal: matas, florestas e áreas verdes em geral; e
- Combate a Incêndio Especial: aeroportos, portos e locais de permanência e circulação restrita.

Busca e Salvamento
É a área de atuação com atendimento mais diversificado, em virtude de ocorrer situações emergenciais com pessoas, animais, meio ambiente e bens materiais. Os bombeiros que trabalham nesta área de atuação buscam especializações direcionadas, uma vez que existem diversas frentes operacionais. São elas:
- Salvamento Terrestre: são aquelas atividades que os bombeiros realizam em ambiente terrestre, como resgate veicular, busca terrestre, captura de animais, espaço confinado, e, busca e resgate em estruturas colapsadas;
- Salvamento Aquático: são atividades desenvolvidas na superfície da água, como o salvamento de afogados, por profissionais denominados guarda-vidas;
- Salvamento em Altura: atividades de grande risco que são desenvolvidas em locais com diferença de altitude, tanto em pontos elevados (prédios, torres, morros) como locais profundos (valas, abismos, crateras); e
- Mergulho: atividade que exige grande treinamento, disciplina e seriedade, uma vez que é executada em meio aquático profundo.

Atendimento Pré-Hospitalar
É uma intervenção com os devidos procedimentos de socorro em ambiente extra-hospitalar.

O serviço é popularmente conhecido como "Resgate" e suas ações são padronizadas por manuais e procedimentos que possuem certificações internacionais. O APH, como é chamado pelos socorristas, presta atendimentos a situações emergenciais que envolvam traumas e emergências.

Serviços Técnicos
A quarta área de atuação é a mais recente atividade desenvolvida pelos corpos de bombeiros brasileiros, e, está relacionada a análise de projetos, vistorias e certificações de edificações comerciais, concentração de público e multifamiliares.

POLÍCIA MILITAR

Telefone: 190
Sobre o serviço
A ela compete a execução, com exclusividade, do policiamento ostensivo fardado com vistas à preservação da Ordem Pública. Sua ação é tipicamente preventiva, ou seja, atua no sentido de evitar que ocorra o delito. Para tanto, sua ostensividade caracteriza-se por ações de fiscalização de polícia sobre matéria de ordem pública, onde o policial é de imediato identificado, quer pela farda, armamento, equipamento ou viatura.

São diversas as formas através das quais a Polícia Militar presta o seu serviço à comunidade baiana:
·Policiamento Ostensivo a pé: realizado por policiais militares em dupla (“Cosme e Damião” ou “Romeu e Julieta”) nas principais ruas e centros comerciais, terminais de ônibus e locais de alto índice criminal;

·Policiamento de Trânsito: A Polícia Militar, em apoio à Prefeitura Municipal de Salvador que é a responsável pelo gerenciamento do trânsito na Capital, realiza serviços de fiscalização, policiamento e controle de trânsito;

·Rádio patrulhamento: é o policiamento realizado 24 horas, através de viaturas padronizadas e equipadas com rádio, para atendimento das ocorrências em geral;

·Policiamento Rodoviário: controle e fiscalização de trânsito realizado nas rodovias estaduais;

·Policiamento com cães: patrulhamento realizado com o apoio de cães devidamente treinados em operações de busca de pessoas desaparecidas, captura de marginais e detecção de drogas;

·Rondas Táticas Motorizadas (Rotamo): é o rádio patrulhamento realizado pelo Batalhão de Polícia do Choque, através de viaturas de maior porte, com guarnições e equipamentos reforçados, tendo como área de atuação todo o Estado da Bahia;

·Rondas Especiais (Rondesp): é o rádio patrulhamento realizado pela RONDESP, subunidade do Comando de Policiamento da Capital, através de viaturas de maior porte, com guarnições e equipamentos reforçados, cuja área de atuação restringe-se à Capital;  

·Policiamento Montado: é o policiamento realizado com emprego de solípedes (cavalos), basicamente na Região Metropolitana de Salvador.

·Combate a Incêndios e Salvamento: através do Corpo de Bombeiros, são realizadas ações de combate a incêndios e, também, salvamento de pessoas em emergências.

A Polícia Militar da Bahia atua, hoje, com dois tipos de Unidades Operacionais: Os Batalhões e as Companhias Independentes.

POLÍCIA CIVIL

Telefone: 197
Sobre o serviço
É o órgão responsável pela segurança pública. Sua principal função é prevenir, repreender e investigar crimes.

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

Telefone: 191
Sobre o serviço
“Exercer as atribuições de polícia judiciária e administrativa da União, a fim de contribuir na manutenção da lei e da ordem, preservando o estado democrático de direito.”

DEFESA CIVIL

Telefone: 199
Sobre o serviço
A Defesa Civil (Codesal) é uma Diretoria Geral da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (SECIS) e tem seu quadro composto por equipes de engenheiros civis, arquitetos, geólogos e assistentes sociais, além de outros profissionais. Desde a sua criação, em 1976, atua em regime de Plantão de 24 horas, todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados, para atender à demanda da população pelo telefone 199 e presencialmente na sede da Codesal.

- Vistorias para identificação de situações que envolvem riscos a população;
- Fiscalização de imóveis em situações de risco;
- Orientação técnica à população nas questões relativas a defesa civil;
- Liberação e colocação de lona em encostas com risco de deslizamento de terra;
- Atendimento às famílias desabrigadas;
- Monitoramento do tempo para a emissão de boletins de alerta e alarme;
- Capacitação de lideranças comunitárias e moradores de áreas de risco para ações de defesa civil;
- Formação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil - NUPDEC;
- Impermeabilização de encostas através da colocação de lona ou aplicação de geomanta.

RECEITA FEDERAL

Telefone: 146
Sobre o serviço
A Receita Federal do Brasil é o órgão responsável pelo processamento de CPF (Cadastro Pessoa Física) e CNPJ (Cadastro Nacional Pessoa Jurídica); administração dos tributos internos e do comércio exterior, gestão e execução das atividades de arrecadação, lançamento, cobrança administrativa, fiscalização, pesquisa e investigação fiscal e controle da arrecadação administrada; gestão e execução dos serviços de administração, fiscalização e controle aduaneiro; repressão ao contrabando e descaminho, no limite da sua alçada; preparo e julgamento, em primeira instância, dos processos administrativos de determinação e exigência de créditos tributários da União; interpretação, aplicação e elaboração de propostas para o aperfeiçoamento da legislação tributária e aduaneira federal; subsídio à formulação da política tributária e aduaneira; subsídio à elaboração do orçamento de receitas e benefícios tributários da União; interação com o cidadão por meio dos diversos canais de atendimento, presencial ou a distância; educação fiscal para o exercício da cidadania; formulação e gestão da política de informações econômico-fiscais; promoção da integração com órgãos públicos e privados afins, mediante convênios para permuta de informações, métodos e técnicas de ação fiscal e para a racionalização de atividades, inclusive com a delegação de competência; atuação na cooperação internacional e na negociação e implementação de acordos internacionais em matéria tributária e aduaneira; gestão dos recursos materiais, financeiros, humanos e tecnológicos.

COPPA (POLICIA AMBIENTAL)

Telefone: 71 3116 9151
Sobre o serviço
Tem como função fiscalizar, coibir as atividades poluidoras do meio ambiente, implementar campanhas educativas na área ambiental e cooperar com as promotorias de Justiça do meio ambiente. Cabe ainda ressaltar que o Poder de Polícia Ambiental conferido à Polícia Militar Ambiental tem respaldo na Lei Federal nº 6.938 de 31/Ago/81, com redação dada pela lei 7.804, de 18/Jul/89, que dispõe sobre a Polícia Nacional do Meio Ambiente.

DELEGACIA DE PROTEÇÃO AO TURISTA - DELTUR

Telefone: 71 3116.6817/6512
Sobre o serviço
Sua principal função é prevenir, repreender e investigar crimes relacionada ao turista.

ATENDIMENTO À MULHER

Telefone: 180
Sobre o serviço
Rede de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência
A Rede de Atendimento reúne ações e serviços das áreas da assistência social, justiça, segurança pública e saúde, integrando a Rede de Enfrentamento, ao contemplar o eixo de assistência previsto na Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

Buscando a identificação e encaminhamento adequados das mulheres em situação de violência e a integralidade e humanização da assistência, a Rede de Atendimento é composta por serviços especializados, como os Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), e não-especializados, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) compõem a estrutura da Polícia Civil e são encarregadas de realizar ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal. Nessas unidades é possível registrar o Boletim de Ocorrência (B.O.) e solicitar medidas protetivas de urgência nos casos de violência doméstica contra a mulher. Segundo dados do Ministério da Justiça, até agosto de 2012 havia 475 Delegacias ou Postos Especializados de Atendimento à Mulher em funcionamento no país.

CORREIOS

Telefone: 0800 725 7282 (atendimento ao cliente) / 0800 725 0100 (sugestões, elogios e reclamações)
Sobre o serviço
Prestar serviços que vão desde o envio e o recebimento de cartas e encomendas, à logística integrada, serviços financeiros e de conveniência. Servindo de balcão do cidadão, os Correios cumprem seu papel social ao garantir à população o acesso à cidadania, por meio da obtenção de diversos serviços do governo em um único lugar.

DIREITOS HUMANOS

Telefone: 100
Sobre o serviço
Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.

 A função dos Direitos Humanos é proteger os indivíduos das injustiças, do despotismo, da violência e dos abusos de poder.

DEFENSORIA PÚBLICA DA BAHIA

Telefone: 129
Sobre o serviço
Nem todas as pessoas sabem, mas o Direito brasileiro assegura à todas as pessoas o correto acesso à Justiça através da Defensoria Pública e seus representantes. É uma forma de garantir que, independentemente de classe social, cor, profissão, gênero ou sexualidade, as pessoas terão a possibilidade de pleitear por seus direitos.

Quem pode recorrer à Defensoria Pública?
Pessoas que não tenha renda familiar suficientemente alta para ultrapassar o limite de isenção estabelecido para o Imposto de Renda.

Além disso, pessoas com renda familiar superior a este limite, mas que comprovem gastos extraordinários, podem utilizar os serviços de um defensor público. Considera-se válido o gasto extraordinário realizado, por exemplo, com gastos em saúde, alimentação especial ou equipamentos necessários para a vida de determinado indivíduo.

Em que situações pode-se recorrer à Defensoria Pública?
Os indivíduos podem recorrer a um defensor público em qualquer situação em que necessitarem de assistência jurídica, caso estejam dentro dos requisitos básicos para o atendimento, que é o limite financeiro de acesso à justiça.

Qualquer tipo de assistência jurídica é função típica da Defensoria Pública, pois sua missão é garantir o acesso pleno e de todos à justiça brasileira. Obviamente, há exceções em relação às atividades de um defensor público.

Não é razoável esperar que se possa recorrer à Defensoria Pública com a intenção de que ela elabore um contrato de compra e venda para um bem ou serviço de alguém, pelo simples fato deste alguém enquadrar-se no limite de recursos financeiros imposto. Questões relativas à vida civil estritamente individual e patrimonial não são atendidas por estes profissionais.

MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA

Telefone: 0800 284 6803
Sobre o serviço
O Ministério Público é um órgão independente, que não está vinculado a nenhum dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). De acordo com a Constituição da República, é uma instituição permanente que possui autonomia e independência funcional.

O Ministério Público é dividido em Ministério Público da União e Ministério Público dos Estados. Com as mesmas atribuições funcionais, cada um deles atua em uma esfera de poder (federal, estadual e municipal).

A defesa da ordem jurídica e do regime democrático está atrelada à fiscalização do poder público em todas as esferas e das leis. O Ministério Público é responsável por garantir que todos se comportem de acordo com a legislação vigente. Isso vale para os governos e para os particulares.

Ele participa ativamente dos processos da justiça brasileira, contribuindo para sua boa administração. Certamente, não é possível intervir em todas as ações, apenas quando for de seu interesse. E quais são eles? Os interesses sociais e individuais indisponíveis.

Os interesses sociais são aqueles difusos e coletivos: meio ambiente; patrimônio histórico, turístico e paisagístico; consumidor; portadores de deficiência; criança e adolescente, comunidades indígenas e minorias étnico-sociais.

Os interesses individuais indisponíveis são aqueles próprios de cada pessoa, mas com relevância pública. O indivíduo não pode abrir mão deles, como direito à vida, saúde, liberdade e educação. Todos esses interesses que definem as diferentes áreas de atuação do Ministério Público.

Outras funções mais específicas são atribuídas ao órgão pela Constituição Federal, como zelar pelo respeito dos serviços de relevância pública, “exercer o controle externo da atividade policial” e “requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial”.

PROCON

Telefone: 71 3116 8521 / 0567 / 71 99618 7320 (ouvidoria)
Sobre o serviço
Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, constituído como uma fundação organizacional responsável por ajudar a mediar os conflitos entre os consumidores e os fornecedores de produtos e serviços.

O Procon tem a missão de fazer cumprir as leis de proteção ao consumidor que proíbem práticas comerciais desleais, fraudulentas e enganosas, a fim de garantir um mercado justo para consumidores e empresas.

As atividades do órgão incluem coletar denúncias/reclamações, investigação, resolução de reclamações, fornecer informações sobre direitos, educação, defesa e divulgação a fim de educar consumidores e empresas sobre seus direitos e responsabilidades.

A principal finalidade do Procon é garantir a mediação de casos conflituosos entre os clientes e consumidores insatisfeitos com os serviços ou produtos disponibilizados por determinada empresa ou estabelecimento, por exemplo.

COELBA

Telefone: 116 (atendimento Emergencial/Comercial) / 0800 071 0800 (atendimento ao cliente)
Sobre o serviço
• Receber energia elétrica em sua unidade consumidora nos padrões de tensão e de índices de continuidade estabelecidos;
• Ser orientado sobre o uso eficiente de energia elétrica, de modo a reduzir desperdícios e garantir a segurança na sua utilização.
Escolher uma dentre as datas disponibilizadas pela distribuidora para o vencimento da fatura;
• Ser ressarcido por valores cobrados e pagos indevidamente, acrescidos de atualização monetária e juros;
• Ser informado, na conta, sobre a existência de contas não pagas;
• Receber restituição de valores pagos em duplicidade, a maior ou indevidamente;
• Responder apenas por débitos relativos à conta de energia elétrica da qual é titular.
• Ter o serviço de atendimento telefônico gratuito, disponível 24 horas por dia;
• Ser atendido em suas solicitações e reclamações feitas à Coelba, sem ter que se deslocar do município onde se encontra a unidade consumidora;
• Ser informado, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, sobre providências quanto às solicitações ou reclamações;
• Ter, para fins de consulta, nos locais de atendimento, acesso às normas de padrões da Coelba e às condições gerais do fornecimento de energia elétrica;
• Solicitar a verificação de leitura do medidor, caso a sua conta de luz venha com um valor muito diferente do normal;
• Ter a disposição um livro para reclamações e sugestões em todos os postos de atendimento da concessionária.

EMBASA

Telefone: 0800 0555 195 (serviços, sugestões, denúncias ou informações)
Sobre o serviço
Prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Salvador e do interior do estado, as extintas Comae e Coseb.

SUS

Telefone: 136 (ouvidoria geral ou Disque saúde) / ouvidoria SUS Bahia 0800 284 0011 (opção 1- saúde)
Sobre o serviço
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Básica, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.

A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.

O Disque Saúde 136 funciona 24 horas; de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com o atendente.

CENTRO ANTI VENENO DA BAHIA - CIAVE

Telefone: 0800 284 4343
Sobre o serviço
Considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como modelo para os países em desenvolvimento e referência nacional na área de Toxicologia, o Centro de Informações Antiveneno (CIAVE) da Bahia atua na orientação, diagnóstico, terapêutica e assistência presencial de pacientes intoxicados, além de realizar análises toxicológicas de urgência, identificação de animais peçonhentos e plantas venenosas, manutenção e distribuição de antídotos e de soros antipeçonhentos para a rede pública estadual.

O Ciave foi inaugurado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em 1980 e hoje é uma referência em todo o Nordeste. Ele é responsável pela regulação e controle das atividades ligadas à toxicologia e ao envenenamento no estado. O centro está localizado na Rua Direta do Saboeiro, na Estrada Velha do Saboeiro, no anexo do Hospital Geral Roberto Santos.

TRANSALVADOR

Telefone: 0800 710880 / 71 3202-9000 (protocolo geral)
Sobre o serviço
É responsável por orientar e realizar a fiscalização do trânsito nas vias da cidade.

SUCOM

Telefone: 71 3202 9660 (denúncia de poluição sonora)
Sobre o serviço
Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) é responsável por supervisionar, acompanhar, fiscalizar e planejar o cumprimento das normas relativas ao ordenamento do uso e ocupação do solo do Município de Salvador.

Em relação a poluição sonora, de acordo com a Lei Municipal 5.354/98, os níveis máximos de som e ruído em Salvador são de 60 decibéis (dB), entre 22h e 7h, e 70 dB das 7h às 22h. Denúncias de poluição sonora devem ser direcionadas à Sucom, pelo telefone 156. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

TERMINAL RODOVIÁRIO

Telefone: 71 3616 8357/8358
Sobre o serviço
O Terminal Rodoviário Armando Viana de Castro, em Salvador, foi projetado em 1971 pelos arquitetos Emanuel Berbet e José Álvares Peixoto. Inaugurado em 04 de setembro de 1974, foi um empreendimento pioneiro concebido pela Organização Odebrecht e implantado sob o comando da Sinart, desde então, o Terminal vem sendo constantemente melhorado e modernizado ao longo dos anos, com irrepreensível zelo e competência.

Todo o Terminal Rodoviário foi implantado em um sitio urbanizado de 15 hectares com sistema viário interno, estacionamentos e paisagismo.

Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 4362 - Pernambués, Salvador - BA, 41800-700

IBAMA

Telefone: 0800 618080 / 71 3172 1666 (ouvidoria Bahia)
Sobre o serviço
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), conforme Art. 2º da Lei nº 7.735, de 22 de fevereiro de 1989

Tem como missão Proteger o meio ambiente, garantir a qualidade ambiental e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, executando as ações de competência federal.

FALA SALVADOR

Telefone: 156
Sobre o serviço
É um novo conceito de relacionamento direto entre a prefeitura e a comunidade. Através da reformulação dos canais de atendimento, da padronização e criação de uma cultura de qualidade, o novo serviço visa melhorar o relacionamento da gestão pública com o cidadão por meio da centralização das solicitações de informações, serviços, reclamações, denúncias, elogios, e sugestões, acelerando a identificação de situações críticas e aumentando a transparência e eficiência dos serviços prestados.

PREFEITURA BAIRRO VIII - Cabula / Tancredo Neves

Além do Cabula e Tancredo Neves que dão nome a essa região, a Prefeitura-Bairro VII é formada pelos seguintes bairros: Arenoso, Arraial do Retiro, Barreiras, Cabula VI, Calabetão, CAB, Doron, Engomadeira, Granjas Rurais Presidente Vargas, Jardim Santo Inácio, Mata Escura, Narandiba, Nova Sussuarana, Novo Horizonte, Pernambués, Resgate, Saboeiro, São Gonçalo, Saramandaia e Sussuarana.

Serviços
A maioria dos serviços municipais é atendida na Prefeitura-Bairro do Cabula. É possível fazer o cadastramento para o Bolsa Família, Casa Legal e solicitações de limpeza e tapa-buracos. Além disso, há um posto do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (Simm), facilitando a vida de quem está em busca de um emprego. 

Para recarregar o SalvadorCard, seja ele Cartão Estudantil ou Bilhete Avulso, não é mais preciso ir a uma das sedes do órgão. Agora, basta se deslocar até a Prefeitura-Bairro do Cabula que lá haverá uma máquina de autoatendimento. Além disso, a sede da Prefeitura-Bairro que fica no Cabula está realizando cadastro no programa Salvador Primeiro Passo e Sistema Único de Saúde (SUS). 

O local disponibiliza também uma gama de serviços externos da Prefeitura, como INSS, Tribunal de Justiça, Junta Militar e Coelba. E essa parceria com órgãos externos está se ampliando ainda mais. Recentemente, após um termo de cooperação técnica entre o Município e a Superintendência Regional do Trabalho, as sedes descentralizadas da Prefeitura passaram a fazer também a Carteira de Trabalho. 

Rua Silveira Martins, Cabula, nº 185 (ao lado da Vivo) 
 (71) 3202-6750

De segunda a sexta das 08h-12h e das 13h-17h

CONSELHO TUTELAR

Sexto Conselho Tutelar – atua no Bairro de Pernambués e fica na Rua Thomaz Gonzaga, 150 - Pernambués, Salvador - BA, 41100-000
Telefone: (71) 3460-6301

Este serviço abrange as áreas do Arraial do Retiro; Cabula; Pernambués; Resgate; São Gonçalo; Saramandaia.


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