Nunca sabemos quando vamos precisar de algum serviço público
de urgência e emergência. Pensando nisso, resolvemos selecionar os números de
telefones que não pode ficar de fora da sua agenda eletrônica.
Confira agora uma lista com números de contato que podem te
ajudar em algum caso de urgência, emergência e de informações diversas.
SAMU
Telefone: 192
Sobre o serviço
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU
192 é gerido pelas Secretarias Municipais de Saúde e tem como objetivo
chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou
emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica,
psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a
morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos
recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.
Como funciona o SAMU
192?
O atendimento começa a partir do chamado telefônico, quando
são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado
gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A
ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as
primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as
chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e
aciona as ambulâncias quando necessário.
As ambulâncias são distribuídas estrategicamente, de modo a
otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos
serviços hospitalares de referência. A prioridade é possibilitar a cada vítima
um atendimento no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos
conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias,
motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e
necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência
possível.
Quando chamar o SAMU
192?
Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
Em casos de Intoxicação exógena;
Em caso de queimaduras graves;
Na ocorrência de maus tratos;
Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do
feto;
Em casos de tentativas de suicídio;
Em crises hipertensivas;
Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
Em casos de afogamentos;
Em casos de choque elétrico;
Em acidentes com produtos perigosos.
Medidas em caso de
acidente:
Algumas medidas úteis que contribuem para o atendimento:
Verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência
delas e se alguma delas está presa às ferragens;
Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
Sinalize as vias com galhos de árvore e triângulo de
sinalização;
Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não
retire o capacete;
Não dê água aos acidentados.
CORPO DE BOMBEIROS
Telefone: 193
Sobre o serviço
Combate a Incêndio
Foi a primeira área de atuação desenvolvida pelos
corpos de bombeiros, e é tratada como uma das de maior risco, pois carece de
vestimentas específicas (EPI - Equipamento de Proteção Individual), suprimento
de ar respirável (EPR - Equipamento de Proteção Respiratória), técnicas de
combate, táticas de extinção de chamas, viaturas, suprimento de água e trabalho
em equipe.
Atualmente, está se divide em:
- Combate a Incêndio Urbano (ou Estrutural): residências,
comércios e edificações;
- Combate a Incêndio Florestal: matas, florestas e
áreas verdes em geral; e
- Combate a Incêndio Especial: aeroportos, portos e
locais de permanência e circulação restrita.
Busca e Salvamento
É a área de atuação com atendimento mais diversificado, em
virtude de ocorrer situações emergenciais com pessoas, animais, meio ambiente e
bens materiais. Os bombeiros que trabalham nesta área de atuação buscam
especializações direcionadas, uma vez que existem diversas frentes
operacionais. São elas:
- Salvamento Terrestre: são aquelas atividades que os
bombeiros realizam em ambiente terrestre, como resgate veicular, busca
terrestre, captura de animais, espaço confinado, e, busca e resgate em
estruturas colapsadas;
- Salvamento Aquático: são atividades desenvolvidas na
superfície da água, como o salvamento de afogados, por profissionais
denominados guarda-vidas;
- Salvamento em Altura: atividades de grande risco que
são desenvolvidas em locais com diferença de altitude, tanto em pontos elevados
(prédios, torres, morros) como locais profundos (valas, abismos, crateras); e
- Mergulho: atividade que exige grande treinamento,
disciplina e seriedade, uma vez que é executada em meio aquático profundo.
Atendimento
Pré-Hospitalar
É uma intervenção com os devidos procedimentos de socorro em
ambiente extra-hospitalar.
O serviço é popularmente conhecido como "Resgate"
e suas ações são padronizadas por manuais e procedimentos que possuem
certificações internacionais. O APH, como é chamado pelos socorristas,
presta atendimentos a situações emergenciais que envolvam traumas e
emergências.
Serviços Técnicos
A quarta área de atuação é a mais recente atividade
desenvolvida pelos corpos de bombeiros brasileiros, e, está relacionada a
análise de projetos, vistorias e certificações de edificações comerciais,
concentração de público e multifamiliares.
POLÍCIA MILITAR
Telefone: 190
Sobre o serviço
A ela compete a execução, com exclusividade, do policiamento
ostensivo fardado com vistas à preservação da Ordem Pública. Sua ação é
tipicamente preventiva, ou seja, atua no sentido de evitar que ocorra o delito.
Para tanto, sua ostensividade caracteriza-se por ações de fiscalização de
polícia sobre matéria de ordem pública, onde o policial é de imediato
identificado, quer pela farda, armamento, equipamento ou viatura.
São diversas as formas através das quais a Polícia Militar
presta o seu serviço à comunidade baiana:
·Policiamento
Ostensivo a pé: realizado por policiais militares em dupla (“Cosme e
Damião” ou “Romeu e Julieta”) nas principais ruas e centros comerciais,
terminais de ônibus e locais de alto índice criminal;
·Policiamento de
Trânsito: A Polícia Militar, em apoio à Prefeitura Municipal de Salvador
que é a responsável pelo gerenciamento do trânsito na Capital, realiza serviços
de fiscalização, policiamento e controle de trânsito;
·Rádio patrulhamento:
é o policiamento realizado 24 horas, através de viaturas padronizadas e
equipadas com rádio, para atendimento das ocorrências em geral;
·Policiamento Rodoviário: controle e
fiscalização de trânsito realizado nas rodovias estaduais;
·Policiamento com
cães: patrulhamento realizado com o apoio de cães devidamente treinados em
operações de busca de pessoas desaparecidas, captura de marginais e detecção de
drogas;
·Rondas Táticas
Motorizadas (Rotamo): é o rádio patrulhamento realizado pelo Batalhão de
Polícia do Choque, através de viaturas de maior porte, com guarnições e
equipamentos reforçados, tendo como área de atuação todo o Estado da Bahia;
·Rondas Especiais
(Rondesp): é o rádio patrulhamento realizado pela RONDESP, subunidade do
Comando de Policiamento da Capital, através de viaturas de maior porte, com
guarnições e equipamentos reforçados, cuja área de atuação restringe-se à
Capital;
·Policiamento
Montado: é o policiamento realizado com emprego de solípedes (cavalos),
basicamente na Região Metropolitana de Salvador.
·Combate a Incêndios
e Salvamento: através do Corpo de Bombeiros, são realizadas ações de
combate a incêndios e, também, salvamento de pessoas em emergências.
A Polícia Militar da Bahia atua, hoje, com dois tipos de
Unidades Operacionais: Os Batalhões e as Companhias Independentes.
POLÍCIA CIVIL
Telefone: 197
Sobre o serviço
É o órgão responsável pela segurança pública. Sua
principal função é prevenir, repreender e investigar crimes.
POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL
Telefone: 191
Sobre o serviço
“Exercer as atribuições de polícia judiciária e
administrativa da União, a fim de contribuir na manutenção da lei e da ordem,
preservando o estado democrático de direito.”
DEFESA CIVIL
Telefone: 199
Sobre o serviço
A Defesa Civil (Codesal) é uma Diretoria Geral da Secretaria
da Cidade Sustentável e Inovação (SECIS) e tem seu quadro composto por equipes
de engenheiros civis, arquitetos, geólogos e assistentes sociais, além de
outros profissionais. Desde a sua criação, em 1976, atua em regime de
Plantão de 24 horas, todos os dias da semana, inclusive fins de semana e
feriados, para atender à demanda da população pelo telefone 199 e
presencialmente na sede da Codesal.
- Vistorias para identificação de situações que envolvem
riscos a população;
- Fiscalização de imóveis em situações de risco;
- Orientação técnica à população nas questões relativas a
defesa civil;
- Liberação e colocação de lona em encostas com risco de
deslizamento de terra;
- Atendimento às famílias desabrigadas;
- Monitoramento do tempo para a emissão de boletins de
alerta e alarme;
- Capacitação de lideranças comunitárias e moradores de
áreas de risco para ações de defesa civil;
- Formação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil - NUPDEC;
- Impermeabilização de encostas através da colocação de lona
ou aplicação de geomanta.
RECEITA FEDERAL
Telefone: 146
Sobre o serviço
A Receita Federal do Brasil é o órgão responsável pelo
processamento de CPF (Cadastro Pessoa Física) e CNPJ (Cadastro Nacional Pessoa
Jurídica); administração dos tributos internos e do comércio
exterior, gestão e execução das atividades de arrecadação, lançamento,
cobrança administrativa, fiscalização, pesquisa e investigação fiscal e
controle da arrecadação administrada; gestão e execução dos serviços de
administração, fiscalização e controle aduaneiro; repressão ao contrabando
e descaminho, no limite da sua alçada; preparo e julgamento, em primeira
instância, dos processos administrativos de determinação e exigência de
créditos tributários da União; interpretação, aplicação e elaboração de
propostas para o aperfeiçoamento da legislação tributária e aduaneira
federal; subsídio à formulação da política tributária e
aduaneira; subsídio à elaboração do orçamento de receitas e benefícios
tributários da União; interação com o cidadão por meio dos diversos canais
de atendimento, presencial ou a distância; educação fiscal para o
exercício da cidadania; formulação e gestão da política de informações
econômico-fiscais; promoção da integração com órgãos públicos e privados
afins, mediante convênios para permuta de informações, métodos e técnicas de
ação fiscal e para a racionalização de atividades, inclusive com a delegação de
competência; atuação na cooperação internacional e na negociação e
implementação de acordos internacionais em matéria tributária e
aduaneira; gestão dos recursos materiais, financeiros, humanos e
tecnológicos.
COPPA (POLICIA AMBIENTAL)
Telefone: 71 3116 9151
Sobre o serviço
Tem como função fiscalizar, coibir as atividades poluidoras
do meio ambiente, implementar campanhas educativas na área ambiental e cooperar
com as promotorias de Justiça do meio ambiente. Cabe ainda ressaltar que o
Poder de Polícia Ambiental conferido à Polícia Militar Ambiental tem respaldo
na Lei Federal nº 6.938 de 31/Ago/81, com redação dada pela lei 7.804, de
18/Jul/89, que dispõe sobre a Polícia Nacional do Meio Ambiente.
DELEGACIA DE PROTEÇÃO AO TURISTA - DELTUR
Telefone: 71 3116.6817/6512
Sobre o serviço
Sua principal função é prevenir, repreender e
investigar crimes relacionada ao turista.
ATENDIMENTO À MULHER
Telefone: 180
Sobre o serviço
Rede de Atendimento a
Mulheres em Situação de Violência
A Rede de Atendimento reúne ações e serviços das áreas da
assistência social, justiça, segurança pública e saúde, integrando a Rede de
Enfrentamento, ao contemplar o eixo de assistência previsto na Política
Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.
Buscando a identificação e encaminhamento adequados das
mulheres em situação de violência e a integralidade e humanização da
assistência, a Rede de Atendimento é composta por serviços especializados, como
os Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e os Centros de
Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), e não-especializados,
como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Delegacias
Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) compõem a estrutura da
Polícia Civil e são encarregadas de realizar ações de prevenção, apuração,
investigação e enquadramento legal. Nessas unidades é possível registrar o
Boletim de Ocorrência (B.O.) e solicitar medidas protetivas de urgência nos
casos de violência doméstica contra a mulher. Segundo dados do Ministério da
Justiça, até agosto de 2012 havia 475 Delegacias ou Postos Especializados de
Atendimento à Mulher em funcionamento no país.
CORREIOS
Telefone: 0800 725 7282 (atendimento ao cliente) / 0800 725
0100 (sugestões, elogios e reclamações)
Sobre o serviço
Prestar serviços que vão desde o envio e o recebimento de
cartas e encomendas, à logística integrada, serviços financeiros e de
conveniência. Servindo de balcão do cidadão, os Correios cumprem seu papel
social ao garantir à população o acesso à cidadania, por meio da obtenção de
diversos serviços do governo em um único lugar.
DIREITOS HUMANOS
Telefone: 100
Sobre o serviço
Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade,
à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação,
entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.
A função dos Direitos Humanos é proteger os
indivíduos das injustiças, do despotismo, da violência e dos abusos de poder.
DEFENSORIA PÚBLICA DA BAHIA
Telefone: 129
Sobre o serviço
Nem todas as pessoas sabem, mas o Direito brasileiro
assegura à todas as pessoas o correto acesso à Justiça através da Defensoria
Pública e seus representantes. É uma forma de garantir que, independentemente
de classe social, cor, profissão, gênero ou sexualidade, as pessoas terão a
possibilidade de pleitear por seus direitos.
Quem pode recorrer à
Defensoria Pública?
Pessoas que não tenha renda familiar suficientemente alta
para ultrapassar o limite de isenção estabelecido para o Imposto de Renda.
Além disso, pessoas com renda familiar superior a este
limite, mas que comprovem gastos extraordinários, podem utilizar os serviços de
um defensor público. Considera-se válido o gasto extraordinário realizado, por
exemplo, com gastos em saúde, alimentação especial ou equipamentos necessários
para a vida de determinado indivíduo.
Em que situações
pode-se recorrer à Defensoria Pública?
Os indivíduos podem recorrer a um defensor público em
qualquer situação em que necessitarem de assistência jurídica, caso estejam
dentro dos requisitos básicos para o atendimento, que é o limite financeiro de
acesso à justiça.
Qualquer tipo de assistência jurídica é função típica da
Defensoria Pública, pois sua missão é garantir o acesso pleno e de todos à
justiça brasileira. Obviamente, há exceções em relação às atividades de um
defensor público.
Não é razoável esperar que se possa recorrer à Defensoria
Pública com a intenção de que ela elabore um contrato de compra e venda para um
bem ou serviço de alguém, pelo simples fato deste alguém enquadrar-se no limite
de recursos financeiros imposto. Questões relativas à vida civil estritamente
individual e patrimonial não são atendidas por estes profissionais.
MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA
Telefone: 0800 284 6803
Sobre o serviço
O Ministério Público é um órgão independente, que não está
vinculado a nenhum dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). De acordo
com a Constituição da República, é uma instituição permanente que possui
autonomia e independência funcional.
O Ministério Público é dividido em Ministério Público da
União e Ministério Público dos Estados. Com as mesmas atribuições funcionais,
cada um deles atua em uma esfera de poder (federal, estadual e municipal).
A defesa da ordem jurídica e do regime democrático está
atrelada à fiscalização do poder público em todas as esferas e das leis. O
Ministério Público é responsável por garantir que todos se comportem de acordo
com a legislação vigente. Isso vale para os governos e para os particulares.
Ele participa ativamente dos processos da justiça
brasileira, contribuindo para sua boa administração. Certamente, não é possível
intervir em todas as ações, apenas quando for de seu interesse. E quais são
eles? Os interesses sociais e individuais indisponíveis.
Os interesses sociais são aqueles difusos e coletivos: meio
ambiente; patrimônio histórico, turístico e paisagístico; consumidor;
portadores de deficiência; criança e adolescente, comunidades indígenas e
minorias étnico-sociais.
Os interesses individuais indisponíveis são aqueles próprios
de cada pessoa, mas com relevância pública. O indivíduo não pode abrir mão
deles, como direito à vida, saúde, liberdade e educação. Todos esses
interesses que definem as diferentes áreas de atuação do Ministério
Público.
Outras funções mais específicas são atribuídas ao órgão pela
Constituição Federal, como zelar pelo respeito dos serviços de relevância
pública, “exercer o controle externo da atividade policial” e “requisitar
diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial”.
PROCON
Telefone: 71 3116 8521 / 0567 / 71 99618 7320 (ouvidoria)
Sobre o serviço
Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, constituído
como uma fundação organizacional responsável por ajudar a mediar os
conflitos entre os consumidores e os fornecedores de produtos e serviços.
O Procon tem a missão de fazer cumprir as leis de proteção
ao consumidor que proíbem práticas comerciais desleais, fraudulentas e
enganosas, a fim de garantir um mercado justo para consumidores e empresas.
As atividades do órgão incluem coletar
denúncias/reclamações, investigação, resolução de reclamações, fornecer
informações sobre direitos, educação, defesa e divulgação a fim de educar
consumidores e empresas sobre seus direitos e responsabilidades.
A principal finalidade do Procon é garantir a mediação de
casos conflituosos entre os clientes e consumidores insatisfeitos com os
serviços ou produtos disponibilizados por determinada empresa ou estabelecimento,
por exemplo.
COELBA
Telefone: 116 (atendimento Emergencial/Comercial) / 0800 071
0800 (atendimento ao cliente)
Sobre o serviço
• Receber energia elétrica em sua unidade consumidora nos
padrões de tensão e de índices de continuidade estabelecidos;
• Ser orientado sobre o uso eficiente de energia elétrica,
de modo a reduzir desperdícios e garantir a segurança na sua utilização.
Escolher uma dentre as datas disponibilizadas pela
distribuidora para o vencimento da fatura;
• Ser ressarcido por valores cobrados e pagos indevidamente,
acrescidos de atualização monetária e juros;
• Ser informado, na conta, sobre a existência de contas não
pagas;
• Receber restituição de valores pagos em duplicidade, a
maior ou indevidamente;
• Responder apenas por débitos relativos à conta de energia
elétrica da qual é titular.
• Ter o serviço de atendimento telefônico gratuito, disponível 24 horas por dia;
• Ser atendido em suas solicitações e reclamações feitas à Coelba, sem ter que se deslocar do município onde se encontra a unidade consumidora;
• Ser informado, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, sobre providências quanto às solicitações ou reclamações;
• Ter, para fins de consulta, nos locais de atendimento, acesso às normas de padrões da Coelba e às condições gerais do fornecimento de energia elétrica;
• Solicitar a verificação de leitura do medidor, caso a sua conta de luz venha com um valor muito diferente do normal;
• Ter a disposição um livro para reclamações e sugestões em todos os postos de atendimento da concessionária.
EMBASA
Telefone: 0800 0555 195 (serviços, sugestões, denúncias ou
informações)
Sobre o serviço
Prestação dos serviços de abastecimento de água e
esgotamento sanitário de Salvador e do interior do estado, as extintas Comae e
Coseb.
SUS
Telefone: 136 (ouvidoria geral ou Disque saúde) / ouvidoria
SUS Bahia 0800 284 0011 (opção 1- saúde)
Sobre o serviço
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Básica, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
O Disque Saúde 136 funciona 24 horas; de segunda-feira a
sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar
diretamente com o atendente.
CENTRO ANTI VENENO DA BAHIA - CIAVE
Telefone: 0800 284 4343
Sobre o serviço
Considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como
modelo para os países em desenvolvimento e referência nacional na área de
Toxicologia, o Centro de Informações Antiveneno (CIAVE) da Bahia atua na
orientação, diagnóstico, terapêutica e assistência presencial de pacientes
intoxicados, além de realizar análises toxicológicas de urgência, identificação
de animais peçonhentos e plantas venenosas, manutenção e distribuição de
antídotos e de soros antipeçonhentos para a rede pública estadual.
O Ciave foi inaugurado pela Secretaria de Saúde do Estado da
Bahia (Sesab) em 1980 e hoje é uma referência em todo o Nordeste. Ele é
responsável pela regulação e controle das atividades ligadas à toxicologia e ao
envenenamento no estado. O centro está localizado na Rua Direta do Saboeiro, na
Estrada Velha do Saboeiro, no anexo do Hospital Geral Roberto Santos.
TRANSALVADOR
Telefone: 0800 710880 / 71
3202-9000 (protocolo geral)
Sobre o serviço
É responsável por orientar e realizar a fiscalização do
trânsito nas vias da cidade.
SUCOM
Telefone: 71 3202 9660 (denúncia de poluição sonora)
Sobre o serviço
Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) é responsável por
supervisionar, acompanhar, fiscalizar e planejar o cumprimento das normas
relativas ao ordenamento do uso e ocupação do solo do Município de Salvador.
Em relação a poluição sonora, de acordo com a Lei Municipal
5.354/98, os níveis máximos de som e ruído em Salvador são de 60 decibéis (dB),
entre 22h e 7h, e 70 dB das 7h às 22h. Denúncias de poluição sonora devem ser
direcionadas à Sucom, pelo telefone 156. O serviço funciona 24 horas, todos os
dias da semana.
TERMINAL RODOVIÁRIO
Telefone: 71 3616 8357/8358
Sobre o serviço
O Terminal Rodoviário Armando Viana de Castro, em Salvador,
foi projetado em 1971 pelos arquitetos Emanuel Berbet e José Álvares Peixoto.
Inaugurado em 04 de setembro de 1974, foi um empreendimento pioneiro concebido
pela Organização Odebrecht e implantado sob o comando da Sinart, desde então, o
Terminal vem sendo constantemente melhorado e modernizado ao longo dos anos,
com irrepreensível zelo e competência.
Todo o Terminal Rodoviário foi implantado em um sitio
urbanizado de 15 hectares com sistema viário interno, estacionamentos e
paisagismo.
Endereço: Av.
Antônio Carlos Magalhães, 4362 - Pernambués, Salvador - BA, 41800-700
IBAMA
Telefone: 0800 618080 / 71 3172 1666 (ouvidoria Bahia)
Sobre o serviço
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia federal dotada de personalidade
jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, vinculada
ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), conforme Art. 2º da Lei
nº 7.735, de 22 de fevereiro de 1989.
Tem como missão Proteger o meio ambiente, garantir a
qualidade ambiental e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos
naturais, executando as ações de competência federal.
FALA SALVADOR
Telefone: 156
Sobre o serviço
É um novo conceito de relacionamento direto entre a
prefeitura e a comunidade. Através da reformulação dos canais de atendimento,
da padronização e criação de uma cultura de qualidade, o novo serviço visa
melhorar o relacionamento da gestão pública com o cidadão por meio da
centralização das solicitações de informações, serviços, reclamações,
denúncias, elogios, e sugestões, acelerando a identificação de situações
críticas e aumentando a transparência e eficiência dos serviços prestados.
PREFEITURA BAIRRO VIII - Cabula / Tancredo Neves
Além do Cabula e Tancredo Neves que dão nome a essa região,
a Prefeitura-Bairro VII é formada pelos seguintes bairros: Arenoso, Arraial do
Retiro, Barreiras, Cabula VI, Calabetão, CAB, Doron, Engomadeira, Granjas
Rurais Presidente Vargas, Jardim Santo Inácio, Mata Escura, Narandiba, Nova
Sussuarana, Novo Horizonte, Pernambués, Resgate, Saboeiro, São Gonçalo,
Saramandaia e Sussuarana.
Serviços
A maioria dos serviços municipais é atendida na
Prefeitura-Bairro do Cabula. É possível fazer o cadastramento para o Bolsa
Família, Casa Legal e solicitações de limpeza e tapa-buracos. Além disso, há um
posto do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (Simm), facilitando
a vida de quem está em busca de um emprego.
Para recarregar o SalvadorCard, seja ele Cartão Estudantil
ou Bilhete Avulso, não é mais preciso ir a uma das sedes do órgão. Agora, basta
se deslocar até a Prefeitura-Bairro do Cabula que lá haverá uma máquina de
autoatendimento. Além disso, a sede da Prefeitura-Bairro que fica no Cabula
está realizando cadastro no programa Salvador Primeiro Passo e Sistema Único de
Saúde (SUS).
O local disponibiliza também uma gama de serviços externos
da Prefeitura, como INSS, Tribunal de Justiça, Junta Militar e Coelba. E essa
parceria com órgãos externos está se ampliando ainda mais. Recentemente, após
um termo de cooperação técnica entre o Município e a Superintendência Regional
do Trabalho, as sedes descentralizadas da Prefeitura passaram a fazer também a
Carteira de Trabalho.
Rua Silveira Martins, Cabula, nº 185 (ao lado da
Vivo)
(71) 3202-6750
De segunda a sexta das 08h-12h e das 13h-17h
CONSELHO TUTELAR
Sexto Conselho Tutelar – atua no Bairro de Pernambués e fica
na Rua Thomaz Gonzaga, 150 - Pernambués, Salvador - BA, 41100-000
Telefone: (71) 3460-6301
Este serviço abrange as áreas do Arraial do Retiro; Cabula; Pernambués;
Resgate; São Gonçalo; Saramandaia.
Site da Instituição: http://www.cmdca.salvador.ba.gov.br/index.php

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