Criado pelo segmento do varejo nos Estados Unidos, a Black Friday (sexta-feira negra), é uma campanha de mega vendas que traz descontos relevantes em produtos de todas as categorias, para liquidar os estoques, com ofertas para diversas mercadorias cujos descontos chegam a até 70% do valor normal.
Como acontece todos os anos, a Black Friday sempre é realizada na 4ª sexta-feira de novembro (logo
após o feriado de Ação de Graças estadunidense).
É claro que, com a globalização e o crescimento do comércio
digital, a data tipicamente norte-americana ganhou força também em outros
países, inclusive aqui no Brasil. Isso fez com que empresas brasileiras
entrassem na onda das super ofertas — e, consequentemente, atraiu consumidores
que até então não conheciam o “feriado”.
Uma diferença entre aqui e outros países é que alguns
lojistas brasileiros realizam uma semana de promoções (black week) e até mesmo o mês de descontos enquanto em outros
países só é na sexta feira mesmo.
Você sabe a origem da data?
A História
A origem exata da história da Black Friday ninguém sabe dizer ao certo, há quem diga que a expressão
nasceu no final do século XIX após instituições financeiras terem quebrado no
mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira.
A origem do termo pode ter sido associada a crise financeira
que acometeu os Estados Unidos em 1869 e também em 1966. Ainda neste período,
muitos consideravam a ideia da mudança do termo para Big Friday, mas não tiveram muitos votos. E a partir do ano de
1975, o termo se popularizou, quando foi usado como referência a grande
movimentação da cidade durante o período. Outra referência ao termo pode ser
explicada como origem financeira, onde no ano de 1980, existia uma teoria a
qual utilizava a cor preta para indicar balanços positivos e a vermelha para os
negativos, sendo que o "período vermelho" era de janeiro a novembro.
Outra teoria conhecida é que o termo foi criado por
policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após o feriado
do Thanksgiving (Ação de Graças) em
que o trânsito se tornou um caos. A partir desta data iniciava-se o período de
compras de Natal e festas de final de ano. Surgindo assim, uma grande
oportunidade de venda para os lojistas que se aproveitavam disso e faziam
diversas promoções para atrair quem passasse por lá.
Segundo Zimmer, o fluxo de veículos por conta da folga
prolongada e das partidas de futebol realizadas sempre nessa época aumentava
consideravelmente. E ao mesmo tempo em que isso era uma dor de cabeça para os
agentes da lei, era o sonho dos lojistas, que faziam diversas promoções para
atrair quem passasse por lá.
No Brasil
Diferentemente dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil chegou
em 2011, através de uma ação exclusivamente online trazida pelo
publicitário Pedro Eugênio, do site Busca Descontos que depois passou para
o varejo físico e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista, batendo
recorde de vendas ano a ano.
Nas primeiras edições, a prática de algumas empresas de
aumentar os preços na véspera para cobrar “a metade do dobro” – originando o
termo “Black Fraude” – e os problemas de instabilidade dos sites geraram muita
desconfiança sobre a veracidade da promoção.
Desde então, as grandes lojas têm reforçado a estrutura de
vendas para atender a demanda – empresas como o Google fazem consultorias em
tempo real para ajudar nas operações.
Os órgãos de defesa do consumidor também estão mais atentos,
e fazem cartilhas de orientação e plantões diante do aumento das reclamações no
período.
As Vendas
Os comerciantes têm como objetivo vender todo o estoque para
receber novas mercadorias para início das vendas natalinas, no período de dezembro.
No dia do Black Friday os estabelecimentos abrem
as portas mais cedo e os consumidores fazem fila à espera da abertura para
conseguir os melhores descontos. Mesmo a data não sendo um feriado
instituído, alguns consumidores recebem este dia de folga para aproveitar as
ofertas oferecidas. Além dos Estados Unidos e Brasil, países como
Portugal, Reino Unido, Austrália, Canadá e Paraguai também incluem esta data no
calendário comercial.
Polêmica do Nome
Com a popularização do feriado, não tardou para que as primeiras
investidas de marketing logo surgissem. O curioso é que, tão logo o consumidor
aderiu à Black Friday, algumas
tentativas de alterar o nome começaram a aparecer.
A mais marcante delas, como conta Zimmer, foi a proposta de
abandonar esse termo — que muitos consideravam pouco convidativo para o
comércio — para adotar algo como Big
Friday. Como você já deve ter percebido, a sugestão não foi bem aceita e
ficou por isso mesmo.
As Compras no Black Friday no ano da Pandemia
Segundo o site da Black Friday Global, os brasileiros este
ano estão planejando gastar mais comprando em lojas físicas durante a Black
Friday, cerca de R$311, o equivalente a US$82. Quanto aos produtos, os
brasileiros que pretendem fazer compras na Black Friday, 59% já sabe o que vai
adquirir. No que diz respeito ao número de itens comprados, os brasileiros
pretendem adquirir em média 3,3 itens. Dentre as preferências de compras estão:
eletrônicos, vestuário, calçados, cosméticos e perfumes, bem como produtos da
China.
Fonte: Infoescola, Black Friday Global e Veja.abril

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