Black Friday, você conhece a história?


Criado pelo segmento do varejo nos Estados Unidos, a Black Friday (sexta-feira negra), é uma  campanha de mega vendas que traz descontos relevantes em produtos de todas as categorias, para liquidar os estoques, com ofertas para diversas mercadorias cujos descontos chegam a até 70% do valor normal.

Como acontece todos os anos, a Black Friday sempre é realizada na 4ª sexta-feira de novembro (logo após o feriado de Ação de Graças estadunidense).

É claro que, com a globalização e o crescimento do comércio digital, a data tipicamente norte-americana ganhou força também em outros países, inclusive aqui no Brasil. Isso fez com que empresas brasileiras entrassem na onda das super ofertas — e, consequentemente, atraiu consumidores que até então não conheciam o “feriado”.

Uma diferença entre aqui e outros países é que alguns lojistas brasileiros realizam uma semana de promoções (black week) e até mesmo o mês de descontos enquanto em outros países só é na sexta feira mesmo.

Você sabe a origem da data?

A História

A origem exata da história da Black Friday ninguém sabe dizer ao certo, há quem diga que a expressão nasceu no final do século XIX após instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira.

A origem do termo pode ter sido associada a crise financeira que acometeu os Estados Unidos em 1869 e também em 1966. Ainda neste período, muitos consideravam a ideia da mudança do termo para Big Friday, mas não tiveram muitos votos. E a partir do ano de 1975, o termo se popularizou, quando foi usado como referência a grande movimentação da cidade durante o período. Outra referência ao termo pode ser explicada como origem financeira, onde no ano de 1980, existia uma teoria a qual utilizava a cor preta para indicar balanços positivos e a vermelha para os negativos, sendo que o "período vermelho" era de janeiro a novembro.

Outra teoria conhecida é que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após o feriado do Thanksgiving (Ação de Graças) em que o trânsito se tornou um caos. A partir desta data iniciava-se o período de compras de Natal e festas de final de ano. Surgindo assim, uma grande oportunidade de venda para os lojistas que se aproveitavam disso e faziam diversas promoções para atrair quem passasse por lá.

Segundo Zimmer, o fluxo de veículos por conta da folga prolongada e das partidas de futebol realizadas sempre nessa época aumentava consideravelmente. E ao mesmo tempo em que isso era uma dor de cabeça para os agentes da lei, era o sonho dos lojistas, que faziam diversas promoções para atrair quem passasse por lá.

No Brasil

Diferentemente dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil chegou em 2011, através de uma ação exclusivamente online trazida pelo publicitário Pedro Eugênio, do site Busca Descontos que depois passou para o varejo físico e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista, batendo recorde de vendas ano a ano.

Nas primeiras edições, a prática de algumas empresas de aumentar os preços na véspera para cobrar “a metade do dobro” – originando o termo “Black Fraude” – e os problemas de instabilidade dos sites geraram muita desconfiança sobre a veracidade da promoção.

Desde então, as grandes lojas têm reforçado a estrutura de vendas para atender a demanda – empresas como o Google fazem consultorias em tempo real para ajudar nas operações.

Os órgãos de defesa do consumidor também estão mais atentos, e fazem cartilhas de orientação e plantões diante do aumento das reclamações no período.

As Vendas

Os comerciantes têm como objetivo vender todo o estoque para receber novas mercadorias para início das vendas natalinas, no período de dezembro.

No dia do Black Friday os estabelecimentos abrem as portas mais cedo e os consumidores fazem fila à espera da abertura para conseguir os melhores descontos.  Mesmo a data não sendo um feriado instituído, alguns consumidores recebem este dia de folga para aproveitar as ofertas oferecidas. Além dos Estados Unidos e Brasil, países como Portugal, Reino Unido, Austrália, Canadá e Paraguai também incluem esta data no calendário comercial.

Polêmica do Nome

Com a popularização do feriado, não tardou para que as primeiras investidas de marketing logo surgissem. O curioso é que, tão logo o consumidor aderiu à Black Friday, algumas tentativas de alterar o nome começaram a aparecer.

A mais marcante delas, como conta Zimmer, foi a proposta de abandonar esse termo — que muitos consideravam pouco convidativo para o comércio — para adotar algo como Big Friday. Como você já deve ter percebido, a sugestão não foi bem aceita e ficou por isso mesmo.

As Compras no Black Friday no ano da Pandemia

Segundo o site da Black Friday Global, os brasileiros este ano estão planejando gastar mais comprando em lojas físicas durante a Black Friday, cerca de R$311, o equivalente a US$82. Quanto aos produtos, os brasileiros que pretendem fazer compras na Black Friday, 59% já sabe o que vai adquirir. No que diz respeito ao número de itens comprados, os brasileiros pretendem adquirir em média 3,3 itens. Dentre as preferências de compras estão: eletrônicos, vestuário, calçados, cosméticos e perfumes, bem como produtos da China.


Fonte: Infoescola, Black Friday Global e Veja.abril

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