É na crise que surge os grandes negócios. E foi na crise dessa pandemia que surgiram novos empreendedores por conta do desemprego gerado pela pandemia. Como se não fosse o suficiente, muitas pessoas ainda tiveram que lidar com perdas de entes queridos.
Dentre as consequências desta crise atual tivemos o
desemprego, suspensão de trabalho ou afastamento com redução de salário. Então,
diante deste novo cenário muitas mães e pais estão sendo obrigados a buscar
novas formas criativas ou até mesmo se reinventar para sobreviver e levar o
sustento para a família.
Enquanto algumas lojas estão fechando as portas por conta da
pandemia, outras estão sendo criadas por conta da necessidade de ter uma renda
extra ou para pagar as contas e levar alimento para a família.
A palavra de ordem nessa crise chama-se criatividade. E isso os brasileiros, principalmente os baianos, tem
de sobra. Com muita energia e pensamento positivo, muitos baianos estão criando
e/ou mostrando seus dons para poder pagar suas contas e levar o pão de cada dia
para seus lares.
Para a empreendedora Ana Paula da empresa Delícias d'Anna,
foi uma oportunidade de reinventar e trabalhar com o que gosta.
Confira agora dois depoimentos deixado pelas nossas
seguidoras.
Negócio: Delícias d' Anna
A empreendedora Ana Paula ficou desempregada no meado de
março, com isso ela teve que reinventar. Como Ana Paula, sempre gostou do ramo
de confeitaria, então resolveu começar por aí.
“O plano inicial era começar com bolos caseiros, gosto muito
de fazer. Depois conheci o mundo de biscoitos caseiros, comecei a fazer e
vender, e agora também estou trabalhando com doces.”
Seu negócio fica localizado em Pernambués e não tem loja
física. As entregas são marcadas nas estações do metrô e os pedidos podem ser feito pelo perfil do Instagram @deliciasd.anna.
“Estou a cada dia lutando pelo que eu quero.”
Negócio: fotógrafa amadora
Coordenadora da pastoral da comunicação da Paróquia São
Francisco de Assis, no bairro da Saramandaia, Gisele é responsável por fazer
transmissão nas redes sociais, divulgação das missas/festas, fotos e filmagens.
A partir desta atividade despertou uma curiosidade de seguir nesse ramo de
fotografia.
Sua sócia e namorada que ficaram desempregada por conta da
pandemia começaram a trabalhar nesta área usando apenas celular e cobrando um
valor abaixo do mercado por conta do aparelho usado para tirar as fotos.
Segundo Gisele, “se cobrarmos o valor real o cliente não se interessa pois usa
o argumento ‘ah, mas foto com celular todo mundo tira, então não vale este
preço’ e aí fica meio complicado de conseguir fechar algum ensaio. Estamos
juntando esse dinheiro aos poucos para comprar a câmera. Alguns ensaios que
fizemos foram com conhecidos nosso, que acreditam na nossa capacidade de
registrar o momento com fotos de qualidade profissional.”
Gisele criou um perfil no Instagram @peloolhardagi para
divulgar seu trabalho.
Algumas dicas alternativas para vender
·
Vendas online – através do Facebook, Instagram, WhatsApp
e também pelo Telegram. Se tiver colaboradores peça-os que divulgue seus
produtos ou serviços, tornando-se influenciadores da marca ou empresa.
·
Crie promoções e liquidações
·
Se aproxime de seus clientes criando uma relação
duradoura.
·
Entregue em domicílio
·
Garanta a segurança e conquiste a confiança dos
clientes
·
Provoque a flexibilidade na atuação dos
colaboradores
· Planeje a sua atuação para o fim da crise
· Planeje com seus funcionários formas alternativas de venda
·
Comunique seus clientes
·
Procure também negociar com seus fornecedores
prazos maiores.
· Inove rapidamente em torno de novas necessidades e hábitos de consumo

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