Protocolo de reabertura da fase 2 começa nesta segunda (10.08)

O prefeito ACM Neto, durante coletiva neste sábado (08.08), anunciou a reabertura dos salões de beleza, barbearias, lanchonetes, bares, restaurantes, centro culturais, as praças de alimentação dos shoppings, e as academias, até mesmo as instaladas em centro de compras, desde que sigam os protocolos determinados pela gestão municipal. O decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial para oficializar a decisão.

Segundo o prefeito a reabertura dessa segunda fase do comércio só estar sendo possível devido à queda de ocupação dos leitos de UTIs, que na sexta-feira (07.08) era de 59%.

"Graças a Deus, conseguimos, nesse grande esforço, também com o governo do estado, baixar de maneira significativa de ocupação dos leitos de UTI em Salvador. Todos os números nos trazem ambiente de plena segurança (para a reabertura)", disse o prefeito de Salvador.

Na edição extra do Diário Oficial de quarta-feira (05.08), foi publicado os protocolos setoriais para realização das atividades, sendo que cada uma tem em média 40 regras específicas a serem cumpridas.

Assim como os shoppings e comércio de rua reabertos na 1ª fase, as atividades da 2ª fase também terão fiscalização rigorosas, para evitar que haja o aumento no número de casos confirmados e mortes pela COVID-19.

"O número de casos vem caindo, mesmo com a ativação da primeira fase. Na última semana, teve um recuo de mais de 40%. Esse tempo de suspensão foi imprescindível para conter a pandemia em salvador. Todas as atividades terão que cumprir os protocolos. Tanto os protocolos gerais quantos os específicos (para cada atividade). Vamos ser extremamente rigorosos na fiscalização", detalhou ACM Neto.

"Nós vamos acompanhar com toda atenção cada uma das atividades. Não vamos tolerar descumprimentos aos protocolos e seremos ainda mais rigorosos na fiscalização, com uma lupa nos bares. Se tudo for bem, maravilha, a vida, aos poucos, vai se organizando. Se houver riscos, iremos tomar medidas duras", completou.

O prefeito ACM Neto pediu mais uma vez aos cidadãos para tomarem os cuidados necessários, parque não tenhamos a proliferação da COVID-19 nessa segunda fase, já que uma das atividades a terem reabertura permitida são os bares, onde geralmente temos um grande público, causando assim aglomeração, o que não será permitido, por isso terá uma fiscalização ainda mais rigorosa.

"Tenho a consciência de que com o retorno de mais de 30 mil estabelecimentos em Salvador, vai ter uma movimentação ainda maior na cidade. Faço apelo para que o cidadão nos ajude, como vem nos ajudando desde a ativação da primeira fase", disse o prefeito

A partir de segunda-feira (10.08) a frota de ônibus irá aumenta o número de veículos em 80%, para que não haja superlotação nos coletivos. Os veículos irão ser distribuídos nos horários das 5h às 8h, de 8h às 12h e das 15h às 21h.

Algumas atividades liberadas na 1ª fase terão uma ampliação nessa segunda fase

·         Os shoppings e centros comerciais terão a liberação da praça de alimentação para 50% de ocupação total, além da liberação das atividades liberadas nessa segunda fase que são os salões de beleza, restaurantes, lanchonetes e academias, sendo que todas essas atividades seguirão o horário dos shoppings e centros comerciais.

·         Obras em imóveis habitados poderão contar agora com 4 funcionários a cada 100m² nas residências.

·         Academias de ginástica em condomínios seguirão o protocolo geral, além das determinações de cada condomínio.

Alguns dos protocolos das atividades que terão a reabertura nessa segunda-feira (10.08)

Lanchonetes, bares e restaurantes

O horário de funcionamento serão:

Bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e similares: de segunda a domingo, das 12h às 23h.

Lanchonetes: de segunda a domingo, das 7h às 16h.

A operação nos estabelecimentos serão:

No caso presencial será servido pelo funcionário, não tendo a opção de rodízio, já o delivery e take away estão livres de restrição de dia e horário.

A capacidade de ocupação será de no máximo 6 pessoas por mesa, com afastamento de 2m entre as mesas e 1m entre cadeiras de mesas diferentes.

É obrigatório o uso de máscara até o momento das refeições.

Proibido realização de eventos e o cardápio deverá ser digital ou plastificados e higienizados a cada uso.

Salão de belezas, barbearias e similares

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 19h.

A operação nos estabelecimentos serão:

Atendimento individual com agendamento de horário, só será permitido acompanhantes para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Qualquer serviço que necessite a retirada da máscara e outro EPIS durante atendimento será vedada sua execução.

A capacidade de ocupação total será de 30%.

Será necessário a medição de temperatura em funcionários e clientes. Haverá um intervalo de 15min entre um cliente e outro, para que seja feito a higienização do local, além de higienizar e desinfectar todos os equipamentos utilizados após cada uso.

Centros culturais, museus e galerias de arte

Horário de funcionamento serão: segunda a sábado, das 10h às 16h e no domingo sem restrição de horário.

A operação nos estabelecimentos serão:

Vendas de ingressos preferencialmente virtual com horário agendado, sendo que quando o acesso for gratuito, o agendamento do horário deverá ser feito virtual, e a circulação de m]ao única durante toda visitação.

A capacidade de ocupação total será de 30%.

Não haverá audioguias e visitas guiadas, não será permitido obras e exposições interativas. Será permitida a exibição de filmes ou vídeos, apenas em espaços abertos, com duração máxima de 15 minutos.

Academias de ginástica e similares

O horário de funcionamento será: segunda a sábado, o horário será definido pelo estabelecimento.

A operação nos estabelecimentos será dessa forma:

As atividades individuais e coletivas serão realizadas com marcação no solo, é obrigatório o agendamento prévio, a permanência máxima será de 1h por usuário com uso permanente da máscara em todas as atividades. A piscina estar proibido.

A capacidade de ocupação será de 1 pessoas por cada 6m².

É obrigatório higienização constantes de aparelhos, após o uso, e sem compartilhamento. Número máximo de alunos por aula, medição de temperatura em funcionários e clientes, além do afastamento dos equipamentos para ao menos 1,5m de distância.


Fonte: G1 e Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador - Protocolos de 2ª fase de reabertura das atividades comerciais em Salvador

Comentários