Em tempos de crise em vários setores por conta da pandemia,
o mundo da moda também não estar de fora desta situação. Com isso a marca Hanifa realizou na sexta (22.05)
seu primeiro desfile virtual todo em 3D para apresentar a coleção Pink Label
Congo, assinada pela estilista congolesa Anifa Mvuemba.
A fundadora da grife Hanifa, Anifa Mvuemba realizou sua
primeira live 3D de moda pelo Instagram. O objetivo foi “tornar o desfile acessível
para todos sem desrespeitar as regras de distanciamento social durante a
pandemia. Não houve modelos no desfile.”
Anifa estreou os modelos 3D em substituição aos modelos
reais. A designer usa maquetes 3D há algum tempo para transmitir ideias à sua
equipe durante a produção de amostras, mas desta vez ela projetou a coleção
toda usando o modelo 3D, o que precisou de uma maior atenção aos detalhes.
O Desfile
Sua nova coleção celebra a beleza do congo ao mesmo tempo chama
atenção para algumas questões que atingem o país africano.
Após a sala está cheia de “convidados”, foi iniciada a
contagem regressiva, a abertura do evento começou com um pequeno documentário sobre
o país da África Central. O documentário foi inspirada por sua cidade natal no
Congo e abordava as questões enfrentada por crianças e mulheres daquele pais.
A missão da Anifa era educar antes de lançar qualquer
roupa. "Servir era uma grande parte de quem eu sou e o que eu quero
fazer", disse ela no pequeno documentário.
Após o documentário o desfile começou. “Os modelos 3D
"andavam" eloquentemente pela tela, com roupas vestidas em suas
curvas tridimensionais. De um vestido colorido com nervuras nas
costas, representando as cores da bandeira do Congo, a um vestido
maxi com curvas e bolsos detalhados e franjas laterais, ao vestido
de seda estampado com colinas e rios gramados chegando até o chão, cada
peça conta uma história. “Quero que essas peças contém uma história de
significado. Quero que eles nos lembrem de ser intencionais sobre o que
criamos. Não por influência ou por gostos do Instagram, mas por uma
questão de significado do que dizemos contando histórias através de nossos
projetos.” Anifa diz, acrescentando que ela quer prestar homenagem a todas as
costureiras africanas com seu trabalho, não apenas as do Congo.”
O Futuro da Moda pós Pandemia
Despois deste desfile a indústria da moda não será mais o
mesmo. A designer Anifa abriu as portas para um novo modo dos consumidores
acessarem as roupas e até realizar desfiles, através dos modelos 3D.
"Sem mulheres reais para se inspirar, não haveria
modelos 3D para imitar nossos belos tons de pele, curvas e padrões de
caminhada. Para mim, o maior desafio é garantir que a beleza que exibimos
na vida real esteja bem representada na tela.” Diz Anifa ao site Teen Vogue.
A escolha pelo Instagram não foi por acaso pela designer Anifa.
Ela escolheu esta plataforma para criar acesso e dar a todos um lugar na
primeira fila para os detalhes e a delicadeza das roupas. Este evento sem dúvidas
influenciará a indústria da moda.
As roupas da marca Hanifa já foram usadas por Kelly Rowland,
Kylie Jenner, Lizzo, Ciara e Vanessa Simmons, para citar alguns. A marca também
é destaque nas principais revistas do mundo como Vogue, Forbes e
ESSENCE.
A coleção com oito peças já
está disponível no Hanifa.co, com
preços que variam de US $ 115 a US $ 499 e tamanhos que começam no XS e se
estendem até 2XL.
THIS IS EVERYTHING 🙌🏾👏🏾 pic.twitter.com/VVY1iHvlfg
— Africa-WorldMarket (@AfricaWorldMar1) May 23, 2020
Fonte: Teen Vogue

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