População de Pernambués Ignora Isolamento Social



Com 3 casos confirmados no bairro de Pernambués a população local ainda não tomou consciência da real situação atual que estamos vivendo.

Ainda continuamos vendo aglomeração de pessoas nas ruas de Pernambués   e em bares, que estão funcionando normalmente em algumas ruas. Segundo alguns moradores do bairro a principal rua comercial continua ignorando as recomendações adotadas para evitar a disseminação do Covid-19. Dentre as recomendações estão o afastamento social, abertura de mercados que não vendam produtos de primeira necessidade, suspensão do funcionamento de bares e restaurantes.

Segundo um morador do bairro “Se antes da semana santa a rua Edson Carneiro já vivia cheia de gente, esta semana piorou.” Outra moradora do bairro diz que ao chegar em casa após o trabalho tem visto na rua onde ela mora os bares sempre lotados, principalmente no final de semana.

Atualmente Salvador é a cidade da Bahia que possui o maior número de casos, com mais de 316. Na Bahia, até a manhã desta quinta-feira (09/04), o número de pacientes infectados pela Covid é de 539, com 19 mortes (sendo onze do município de Salvador).

O isolamento social é uma medida preventiva necessária para conter a disseminação do coronavírus em Salvador. Leve a sério o assunto e faça sua parte: #fiqueemcasa", escreveu o prefeito ACM Neto na legenda de um vídeo publicado nas redes sociais. 

O que é Pandemia

"Pandemia não é uma palavra para ser usada à toa ou sem cuidado. É uma palavra que, se usada incorretamente, pode causar um medo irracional ou uma noção injustificada de que a luta terminou, o que leva a sofrimento e mortes desnecessários", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

O termo Pandemia é usado para descrever uma situação em que uma doença infecciosa ameaça que se espalha entre muitas pessoas ao redor do mundo simultaneamente.

A humanidade enfrenta pandemias desde ao menos 1580, quando um vírus do tipo influenza, que causa gripes, surgiu na Ásia e se espalhou para a África, Europa e América do Norte.

Uma das pandemias mais graves já enfrentadas ocorreu entre 1918 e 1920. Estima-se que 50 milhões de pessoas tenham morrido na pandemia da gripe espanhola, mais do que os 17 milhões de vítimas, entre civis e militares, da 1ª Guerra Mundial.

O exemplo mais recente foi a disseminação global do vírus influenza H1N1, que causou a pandemia da gripe suína, em 2009. Especialistas acreditam que ele tenha infectado milhões de pessoas e matado centenas de milhares.

Pandemias são mais prováveis com novos vírus. Como não temos defesas naturais contra eles ou medicamentos e vacinas para nos proteger, eles conseguem infectar muitas pessoas e se espalhar facilmente e de forma sustentada.

Então vamos ser consciente e ficar em casa #fiqueemcasa


Fonte: BBC

Comentários